quarta-feira, 26 de março de 2008

Norminha Duval é indicada ao Troféu Açorianos

A Coordenação de Música da Secretaria Municipal da Cultura divulgou ontem, segunda-feira, a lista dos indicados ao Prêmio Açorianos de Música 2007. A cerimônia de entrega dos troféus deve ocorrer dia 24 de abril, no Theatro São Pedro (praça Mal. Deodoro, s/nº), a partir das 20h.

Nesta edição do Prêmio, recebem Menção Especial o Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em homenagem ao seu centenário, o músico Giba Giba como destaque na música gaúcha, Jerônimo Jardim pelo conjunto da obra, Mano Lima como destaque na música regional e a Rádio da UFRGS, que receberá o prêmio de honra ao mérito.

Uma das indicadas é Norminha Duval, na categoria Melhor Intérprete de Música Instrumental.

Confira a lista completa no endereço http://www.zoomrs.com/indicacorianos.html

24 horas de Cultura em Porto Alegre


Com atrações musicais, peças de teatro e dança, exposições, encontros de literatura, filmes e eventos diversos, a 49a Semana de Porto Alegre apresenta o projeto 24 Horas de Cultura, ponto alto das comemorações dos 236 anos da capital gaúcha, produzido pela Secretaria Municipal da Cultura.

A Usina do Gasômetro receberá o maior palco do 24 Horas de Cultura, onde no sábado (29) se apresentarão Alemão Ronaldo, Rosa Tatuada e Cachorro Grande. A Praça da Alfândega será palco de shows mais intimistas, com as bandas Apocalypse e Delicatessen, encerrando com Antônio Villeroy.

No domingo (30) shows no Parque da Redenção, onde grupos e solistas como Só Credence, Meu Amigo Elvis, The Trolles, Banda Municipal, Império da Zona Norte, Gauderiando Trio, Geraldo Flach, Nelson Coelho de Castro, Mônica Tomasi e Renato Borghetti se revezarão da manhã ao final da tarde. Diversos espetáculos de teatro de rua e de bonecos, atividades circenses e capoeira animarão o parque da manhã de sábado até a tarde de domingo.

O Parcão e a Praça da Encol receberão pocket-shows de música instrumental, a Praça do IAPI receberá os shows Os Fagundes e Pirisca Grecco; o Parque Mascarenhas de Morais e a Praça México terão terão concertos de música nativista e rap com Tchê Barbaridade, Nitrody e Divox, a Restinga recebe MC Jean Paul, hip hop e pagode, além de shows em várias outras praças da cidade, incluindo a Ilha da Pintada.




domingo, 9 de março de 2008

Nelson Coelho de Castro abre o Projeto Sesc Música 2008



Enquanto prepara-se para entrar em estúdio para gravar seu novo CD, Nelson Coelho de Castro faz as últimas apresentações do show "Da Pessoa", na Abertura da Programação Musical do SESC-RS em 2008.

Neste espetáculo, o compositor mostra grande parte das 15 canções de seu mais recente trabalho como: Pérola no Veludo, Outro Mar, Serra Geral, Felpa, Santa, entre outras. Também vão estar no roteiro do show canções dos discos anteriores como Armadilha, Tão Bonita Voz, Vim Vadia e No Sangue da Terra Nada Guarani – vencedora do primeiro MUSICANTO. Em ‘Da Pessoa’ , Nelson apresenta a madureza de um compositor e de sua obra, em quase 25 anos de carreira. Neste seu último trabalho, Nelson aparece em um momento especial, apresentando canções populares e sofisticadas, nos dando a certeza que estamos diante de um dos grandes lançamentos da MPB. O cd recebeu resenhas e críticas estimulantes de mídias locais e nacionais.


O roteiro das apresentações é o seguinte:

Gravataí – 11/03

Local: Teatro SESC – Rua Anápio Gomes, 1241

Caxias do Sul – 12/03

Local: Teatro SESC – Rua Moreira César, 2462

Bento Gonçalves – 13/03

Local: Teatro SESC – Avenida Cândido Costa, 88

Passo Fundo – 14/03

Local: Teatro SESC – Avenida Brasil, 30

Erechim – 15/03

Local: Auditório do SESC - Travessa Ernesto Bernardi 71

Santa Rosa – 17/03

Local: Teatro SESC – Avenida Concórdia, 114

Uruguaiana – 19/03

Local: Clube Comercial de Uruguaiana – R. XV de Novembro, 1822

sábado, 1 de março de 2008

Arrabalero dias 15 e 16 de março no Museu do Trabalho


O cantor Dudu Sperb retorna ao palco do Teatro do Museu do Trabalho nos dias 15 e 16 de março com o espetáculo Arrabalero, acompanhado pelos músicos Toneco da Costa no violão, Renato Muller na gaita-ponto, Clóvis Boca Freire no contrabaixo e Fernando do Ó e Giovani Berti nas percussões. As apresentações marcam mais do que a volta ao local onde uma bem-sucedida primeira temporada estreou em 2005: celebra o lançamento do CD Arrabalero. O disco, produzido por Arthur de Faria, teve financiamento do Fumproarte, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. As sessões terão entrada franca limitada à capacidade do Teatro do Museu do Trabalho, que fica na Rua dos Andradas 230 (próximo à Usina do Gasômetro), no centro da capital gaúcha.

O espetáculo Arrabalero tem o tango como ponto de partida e passeia por sambas, boleros, valsas, marchinhas, evocando, através de um repertório diverso, influências musicais que, apesar de fazerem do Rio Grande do Sul uma zona distinta dentro do país, deixaram suas marcas pelo Brasil afora.

Os arranjos de Toneco da Costa reafirmam essas referências mesclando sonoridades hispânicas e brasileiras em clássicos portenhos de Gardel, Tro
ilo, Discépolo e Piazzola, e obras de cancionistas do Brasil como Lupicinio Rodrigues, Vitor Ramil, Arthur de Faria, Noel Rosa, Moacir Santos, Edu Lobo e Chico Buarque, entre outros, sem deixar de lado a poesia cubana de Nicolás Guillén e do espanhol Federico García Lorca.