quarta-feira, 25 de março de 2009

Espetáculo Choros, Sambas e Bossas estréia nesta sexta


“Choros, Sambas e Bossas”, com Plauto Cruz, Norminha Duval e Rodrigo Piva, é um espetáculo musical inédito que pretende matar um pouco da saudade de canções que marcaram uma época. Esta apresentação propicia ao público a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da música popular brasileira, através da rigorosa seleção do repertório, culminando com a beleza da apresentação de arranjos modernos e surpreendentes.

Com direção artística e produção de Márcio Gobatto, este espetáculo apresenta um repertório bem alegre e com excelente dinâmica de palco, com interpretações instrumentais e vocais, valorizando compositores gaúchos como Lupicínio Rodrigues, Antoninho Maciel, Plauto Cruz e Túlio Piva, além de compositores como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Tom Jobim, Cartola, Chico Buarque, entre outros.

A apresentação começa com Norminha Duval apresentando o melhor do violão brasileiro, com seu jeito muito particular e característico de tocar. Entre as composições, Manhã de Carnaval, Joana Francesa, Da Cor do Pecado e As Rosas Não Falam.

Depois, sobe ao palco Plauto Cruz na flauta, acompanhado de Luiz Palmeira ao violão, interpretando grandes sucessos do chorinho, bossa nova e do samba-canção, como, por exemplo, Carinhoso e Tico-Tico no Fubá.

Após, entra no palco Rodrigo Piva, interpretando ao violão os grandes sucessos de seu avô, Túlio Piva. No roteiro, músicas como Pandeiro de Prata e Tem que ter mulata.

Para fechar esta grande celebração à música brasileira, todos os músicos sobem ao palco, para interpretar juntos a composição Gente da Noite, de autoria de Túlio Piva.


Projeto Sesc Música
Espetáculo: Choros, Sambas e Bossas
Com Norminha Duval, Rodrigo Piva e Plauto Cruz (acompanhado de Luiz Palmeira)

27/03 – Montenegro
Local: Teatro Therezinha Petry Cardona – Rua Capitão Porfírio,2141
Horário: 20 hs

28/03 – Caxias do sul
Local: Teatro SESC - Rua Moreira César, 2462
Horário: 20 hs

29/03 – Farroupilha
Local: Chá Bar Pub – Rua Rômulo Noro, 555
Horário: 19 hs

30/03 – Bento Gonçalves
Local: Teatro do SESC – Av. Cândido Costa, 88 - Centro
Horário: 20 hs

31/03 – Carazinho
Local: Colégio Notre Dame Aparecida
Horário: 20 hs

Divulgada a Programação do Unimúsica 2009

Um dos projetos artísticos mais conceituados de Porto Alegre divulgou a agenda de atrações para este ano. Com o eixo principal focado na tradição da canção no Brasil e na região do Prata, a programação inclui shows, oficinas e encontros com os artistas – como uma conversa entre o professor Luís Augusto Fischer e Arnaldo, a oficina Jogos de Musicalização com Kristoff, e o encontro com o músico uruguaio Daniel (irmão do cantor e compositor Jorge Drexler).
Para o encerramento do Projeto, em novembro, teremos o seminário Novas Ideias Sobre a Música, reunindo os pesquisadores e ensaístas Carlos Sandroni, Francisco Bosco e Guilherme Wisnik, que têm se dedicado ao estudo da canção de hoje.

Confira a programação dos shows, realizados sempre às 19h, no Salão de Atos da UFRGS:

- ARNALDO ANTUNES: 2 de abril

- FRED MARTINS: 7 de maio

- DANIEL DREXLER: 4 de junho

- KRISTOFF SILVA: 2 de julho

- LEANDRO MAIA: 6 de agosto

- KASSIN + 2, com Domenico Lancelotti e Moreno Veloso: 3 de setembro

- RICHARD SERRARIA: 1º de outubro

- LENINE: 5 de novembro

segunda-feira, 23 de março de 2009

Reprise do Especial Túlio Piva é a atração do Programa do Samba e do Choro desta semana


O Programa do Samba e do Choro apresenta nesta semana a reprise do Especial Túlio Piva - Parte 1.
No endereço www.buzinadogasometro.com.br, você pode conferir na segunda-feira, dia 23, a partir das 19 horas, com reprise quarta e sábado às 10 horas e sexta às 16 horas.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Choros, Sambas e Bossas em turnê pelo Circuito Sesc


“Choros, Sambas e Bossas” é um espetáculo musical que pretende matar um pouco da saudade de canções que marcaram uma época. Esta apresentação propicia ao público a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da música popular brasileira, através da rigorosa seleção do repertório, culminando com a beleza da apresentação de arranjos modernos e surpreendentes.
O espetáculo reúne Norminha Duval, Rodrigo Piva e Plauto Cruz, apresentando um repertório bem alegre e com excelente dinâmica de palco, com interpretações instrumentais e vocais, valorizando compositores gaúchos como Lupicínio Rodrigues, Antoninho Maciel, Plauto Cruz e Túlio Piva, além de compositores como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Tom Jobim, Cartola, Chico Buarque, entre outros.
O roteiro inicia na sexta-feira, dia 27 de março, em Montenegro, passando ainda por Caxias do Sul (28/03), Farroupilha (29/03), Bento Gonçalves (30/03) e Carazinho (31/03).

quinta-feira, 12 de março de 2009

5º Festival de Verão do RS de Cinema Internacional traz documentários sobre música

Algumas das mais recentes obras cinematográficas que tratam sobre música estão presentes no Festival de Verão, que começa hoje, em Porto Alegre, espalhado em vários cinemas da capital.
Vale conferir:
> Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Eu Dei (2008). Os diretores Claudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal narram a história de Wilson Simonal, ídolo popular nos anos 1960 que caiu no ostracismo por conta de um nebuloso caso policial que o fez ser acusado de colaborar com a ditadura militar. Primeira sessão: dia 16, às 21h30min, no Unibanco Arteplex.
> Contratempo (2008). Estreia na direção da atriz Malu Mader, em parceria com Mini Kerti. Mostra a trajetória de jovens participam do projeto social Villa-Lobinhos, voltado para o ensino de música clássica em comunidades carentes. Primeira sessão: dia 14, 15h30min, no Unibanco Arteplex.
> Mamonas, o Doc (2008). O diretor Cláudio Kahns relembra a meteórica e fugaz trajetória do grupo paulista Mamonas Assassinas, fenômeno pop marcado pela irreverência – que teve fim em 1996, com a tragédia que comoveu o Brasil. Primeira sessão: dia 15, 15h, no Cine Santander.
> Atabaques Nzinga (2006). Octávio Bezerra promove uma viagem pela história da cultura negra do Brasil, guiada por música e dança e ao som da percussão de diferentes ritmos. Primeira sessão: amanhã, 15h, no Cine Santander.
> Cantoras do Rádio (2008). O longa de Gil Baroni e Marcos Avellar tem foco na era de ouro do rádio brasileiro, nos anos 1930 e 1940. Cantoras veteranas relembram histórias e estrelas do passado, como Carmen Miranda, Aracy de Almeida, Dalva de Oliveira e Dolores Duran. Primeira sessão: hoje, às 21h, sessão gratita ao ar livre na Travessa dos Cataventos da CCMQ.
NO INTERIOR
> Fandango (2007). A produção gaúcha assinada por René Goya Filho acompanha Renato Borghetti em meio à produção do CD Fandango, gravado na fazenda do músico. Primeira sessão: dia 16, 19h30min, na Sala Ulysses Geremia (Caxias do Sul).

terça-feira, 10 de março de 2009

Clube do Choro abre temporada 2009


O Clube do Choro de Porto Alegre reinicia suas atividades no ano em que completa o seu 20º Aniversário, a partir do dia 12 de março, quinta-feira, às 21 horas, no Salão Nobre do Ypiranga Futebol Clube (Princesa Isabel 795).

Na ocasião, teremos mais uma vez a oportunidade de ouvir os grandes sucessos do choro, da seresta e do samba-canção, através de um repertório bem alegre, em interpretações instrumentais e vocais, com os músicos do Regional do Clube do Choro. Entre eles, Arthur Sampaio no violão, Ênio Casanova no cavaquinho e bandolim, Cebolinha no cavaquinho, André Rocha no pandeiro, Runi Correa no surdo, Myriam Sampaio e Ênio Casanova na voz.

Programa do Samba e do Choro desta semana traz a reprise do especial sobre a obra de Bedeu


O Programa do Samba e do Choro desta semana apresenta o trabalho do compositor Bedeu, na rádio web Buzina do Gasômetro (www.buzinadogasometro.com.br).

A reprise do especial sobre o compositor gaúcho vai ao ar na segunda-feira, dia 09, a partir das 19 horas, com reprise quarta e sábado às 10 horas e sexta às 16 horas.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Programa do Samba e do Choro traz o Clube do Choro de Porto Alegre

O Programa do Samba e do Choro desta semana apresenta a reprise do Especial Clube do Choro de Porto Alegre, na rádio Buzina do Gasômetro.

Através do endereço www.buzinadogasometro.com.br você pode conferir o programa na segunda-feira, dia 2, a partir das 19 horas, com reprise quarta e sábado às 10 horas e sexta às 16 horas.