quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Clube do Choro de Porto Alegre comemora seus 23 Anos


Em 22 de novembro de 1989, um grupo de pessoas maravilhosamente obstinadas e despojadas como Jaime Lubianka, Zeno Azevedo, Lucio do Cavaquinho, Jessé Silva, Paulo Barbosa, Ernani Kurtz, Túlio Piva, Barbosa, Cebolinha criaram, o Clube do Choro de Porto Alegre, sem objetivo financeiro ou da fama fácil. Apenas movidos pelo amor ao chorinho.

As reuniões de quintas-feiras conquistaram rapidamente pessoas de todas as categorias sociais e econômicas que, ao longo dos últimos anos, encontraram um local para se reunir, se divertir e resistir a todos os modismos musicais.

O Clube do Choro, como todos que amam a noite, vive de teimoso. Já teve várias sedes e hoje se hospeda no Ypiranga Futebol Clube, o Ypiranguinha, como carinhosamente é chamado. Sobrevive sem nenhum incentivo do poder público, apenas de seu público que, nesses mais de 20 anos, tem fielmente “batido o ponto”. Já gravou dois CDs, tornou-se um patrimônio cultural da cidade, uma cidadela defensora do chorinho.

No Clube do Choro escutamos Pixinguinha, Waldyr Azevedo, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Zequinha de Abreu, Donga, Altamiro Carrilho, Severino Araújo e muitos outros chorões inesquecíveis. Sem falar nos gaúchos, como Túlio Piva, Jessé Silva, Chico Pedroso, Plauto Cruz, Lúcio de Cavaquinho, entre tantos outros...

Nesses 23 anos o Clube do Choro manteve aceso o amor pelo gênero musical e, em virtude disso, hoje encontramos diversos grupos de jovens talentos se dedicando ao choro e, inclusive, algumas oficinas espalhadas pela cidade.

Feliz aniversário para todos nós e, especialmente, para os pioneiros que, apesar das dificuldades, mantêm o entusiasmo dos primeiros dias !

*por Runi Correa - ex-presidente do Clube

Serviço:
Aniversário do Clube do Choro
Apresentação do Regional do Clube do Choro de Porto Alegre, com a participação de Luiz Palmeira no violão de sete cordas, Arthur Sampaio no violão de seis cordas, Luiz Bastos Cebolinha no cavaquinho, Guaraci Gomes no bandolim, Valtinho no pandeiro, Bibinho no surdo, Myriam Sampaio e Zé Carlos nos vocais.
Quinta-feira - 22 de novembro - 21 horas
Ypiranga F.C. (Princesa Isabel 795)
Ingresso - R$ 10,00

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Vote no Cantos do Sul da Terra como Melhor Programa de Rádio do Ano no Prêmio Press


O Programa Cantos do Sul da Terra, que vai ao ar de segunda a sexta na Rádio FM Cultura, com apresentação de Demétrio Xavier, com produção do Demétrio em parceria com Márcio Gobatto, está concorrendo na Categoria de Melhor Programa de Rádio do Ano no Prêmio Press 2012, premiação da Revista Press para os melhores profissionais de imprensa do RS, que já está em sua 13a. edição.

Você pode votar até 11 de novembro pelo site: http://www.revistapress.com.br/premiopress2012.

O resultado será conhecido em grande festa na noite de 03 de dezembro, no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa.

Confira o programa pela FM Cultura, na freqüência 107,7 em Porto Alegre e Região Metropolitana, ou pelo site www.fmcultura.com.br.

Prestigie também os nossos colegas da TVE e da Rádio Fm Cultura !







quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Espia Só, filme sobre a vida de Octávio Dutra estréia nos cinemas


O longa-metragem Espia Só, com direção de Saturnino Rocha e produção de Carlos Peralta, tem estreia nacional na sexta, dia 09/11 e mostrará a vida do maestro Octávio Dutra, um dos precursores do gênero musical chorinho. No elenco, Áurea Baptista, Arthur de Faria, Hique Gomez, Marcio de Souza, Daniel Wolff, Rogério Piva, Rafael Ferrari, Pedro Franco, Augusto Maurer, Adolfo Almeida Jr, Plauto Cruz, Hardy Vedana, e participação especial de Yamandú Costa.

O documentário musical Espia Só narra a trajetória e apresenta o conjunto da obra musical do maestro Octávio Dutra, que viveu em Porto Alegre no início do século XX. "O filme traz um resgate cultural e musical da obra de Octávio. Até a década de 30 ele dominava o mercado. Pixinguinha, um dos músicos mais importantes da fase inicial da MPB comprou oito músicas de sua autoria. Queremos apresentar ao público essa geração da música que marcou época", explica o produtor do filme, Carlos Peralta.

Octávio Dutra foi um agitador cultural, compositor, teatrólogo, ensaiador e diretor de pequenas orquestras formadas por estudantes, conhecidas como "estudantinas" e foi diretor musical da Rádio Gaúcha de 1927 a 1934. Marqueteiro autodidata, fazia reclames publicitários musicais, que hoje conhecemos como "jingles". Compôs perto de 500 músicas e criou o conjunto musical mais conhecido do início do século XX, "O Terror dos Facões". Também influenciou e formou uma geração de músicos em todo o Brasil, como Dante Santoro e Raul Lima.

Um dos momentos mais significativos da história de Octávio Dutra foi quando, em 1927, Pixinguinha fez questão de visitá-lo para conhecer sua obra. Ouviu, gostou e adquiriu sete músicas do maestro. Além disso, foi protagonista de uma ousadia para a época: apresentar, em pleno Theatro São Pedro, uma adaptação sua do Guarany de Carlos Gomes para orquestra de violões, bandolins e cavaquinhos.

O longa Espia Só é uma iniciativa da Guarujá Produções, responsável pela produção de "Tango, uma Paixão" de 2008. Filmado em Porto Alegre em 2009 tem estreia nacional será simultânea nas cidades de Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Salvador, Recife, Belo Horizonte e Brasília.

Assista ao trailer do filme:

Show coletivo em benefício de Plauto Cruz

Um grande show coletivo está agendado para acontecer na próxima segunda-feira, dia 12 de novembro, a partir das 19 horas no Teatro Renascença, em Porto Alegre, com a renda revertida em benefício do nosso grande flautista Plauto Cruz.

Promovido pela Coordenação de Música da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, com direção artística de Pedrinho Figueiredo, várias atrações irão se reunir para prestar essa homenagem ao nosso querido Plautinho, que passa por sérios problemas de saúde em função de sua idade avançada, ele que no próximo dia 15 de novembro completa 83 anos de idade, sendo quase 70 dedicados à música !

Entre as atrações, teremos a apresentação do Clube do Choro de Porto Alegre, com participação de Luiz Palmeira no violão de sete cordas, Arthur Sampaio no violão de seis cordas, Cebolinha no cavaquinho, Guaraci Gomes no bandolim, Runi Correa no surdo, Valtinho no pandeiro, Heleno Rodrigues na percussão leve e Myriam Sampaio na voz.

Além deles, da turma do chorinho e do samba de Porto Alegre irão se apresentar Henry Lentino, prof. Darcy Alves, Elias Barbosa, Rafael Ferrari, Giovanni Berti, Luiz Machado, Samuca do Acordeon, Ayres Potthoff, Dionara Schneider, Regional Laranja e o próprio Pedrinho Figueiredo, ao lado de mais uma dezena de músicos de gêneros que vão da música regional ao jazz. A lista completa você pode conferir no flyer ao lado.

Não dá pra perder ! O ingresso custa R$ 15,00.

* P.S.: Em breve será divulgada uma conta bancária para depósito em nome do Plauto, que irá cair direto na mão das pessoas que estão cuidando da saúde dele. Assim que tivermos acesso, vamos divulgar !