domingo, 21 de junho de 2009

O violonista Maurício Marques lança seu novo álbum em turnê nacional


Depois de se apresentar nos Estados Unidos ao lado dos gaúchos Luiz Carlos Borges e Borghettinho e receber importantes prêmios como Itaú Cultural, Prêmio Visa e Projeto Violões do Brasil, ao lado do Duo Assad, o músico Maurício Marques está lançando seu segundo álbum, “Milongaço”. A turnê de lançamento inicia em Florianópolis, no dia 23 de junho, no Teatro Álvaro de Carvalho, prosseguindo em Curitiba (Teatro Regina Vogue, dia 24/06), em Porto Alegre (Theatro São Pedro, em 30/06), no Rio de Janeiro (no Teatro SESI, em 01/07) e encerrando em São Paulo (no Espaço Cachuera!, no dia 03/07). O projeto de gravação do disco e dos shows foi viabilizado com o patrocínio do Programa Petrobras Cultural, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Violonista gaúcho de grande expressão e com sólida carreira dentro da música regional do Rio Grande do Sul, Maurício Marques desenvolve um amplo trabalho voltado à composição e orquestração dentro do regionalismo. “Resolvi fazer um disco mostrando minha visão da nossa música e suas várias vertentes. Aqui temos a influência das raízes rurais onde a milonga é o principal elo de ligação, o chamamé, a vaneira, enfim, uma infinidade de ritmos. Mas também temos a influência do choro, do samba e do maxixe, ritmos que há muito tempo são praticados por aqui”, afirma o músico.

Todas estas informações e influências resultaram em um disco bastante camerístico que mistura elementos da música gaúcha, do choro e da música clássica. Ritmos como choro, tango, milonga, chamamé, chacarera, candombe, valsa, baião, zamba e chamarra, dão seqüência ao seu trabalho de pesquisa de ritmos e aplicação deste material em novas composições.

Participam do show Milongaço os músicos Maurício Marques no violão de oito cordas, Felipe Alvares no baixo, Luciano Maia no acordeon, Marco Michelon na percussão e Celau Moreyra no violoncelo.

Maurício Marques já gravou Astor Piazzolla, participou da orquestra Brasileira de Cinema, dividiu o palco com Toquinho, Kleiton e Kledir, Plauto Cruz, Dominguinhos, Luiz Carlos Borges, Renato Borghetti e muitos outros grandes músicos brasileiros. Seu primeiro disco, Cordas ao Sul, obteve três indicações ao Prêmio Açorianos de Porto Alegre em 2004. Neste mesmo ano foi premiado como melhor instrumentista. Desde 2005 integra o Quarteto Maogani, ao lado dos violonistas Paulo Aragão, Carlos Chaves e Marcos Alves. Com esse grupo, excursionou pela Europa e fez a abertura do show de Sérgio Mendes, em Los Angeles. Teve um livro com suas composições editado na França pela Editora Henry Lemoine, dentro da coleção Sergio Assad.

Roteiro:
23 de junho - 21h - Teatro Álvaro de Carvalho - Florianópolis (rua Mal. Guilherne 26 – Centro)
24 de junho – 21h - Regina Vogue - Curitiba (Shopping Estação – Centro)
30 de junho - 21h - Theatro São Pedro - Porto Alegre (Praça da Matriz s/n – Centro)
01 de julho - 19h30m - Teatro SESI - Rio de Janeiro (av. Graça Aranha 01 – Centro)
03 de julho - 21h - Espaço Cultural Cachuera - São Paulo (rua Monte Alegre 1094 – Perdizes)

Nenhum comentário: