segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Cantos do Sul da Terra é o novo disco do cantor e compositor Demétrio Xavier !

O álbum Cantos do Sul da Terra celebra a música popular e folclórica do cone sul da América. No repertório do disco, estão composições próprias e obras do cancioneiro de inspiração folclórica do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile.
Entre as 14 faixas, estão textos e composições de Atahualpa Yupanqui, Victor Jara, Daniel Viglietti, Mario Benedetti, Violeta Parra, além de obras autorais de Demétrio, em arranjos próprios e em parceria com Marco Aurélio Vasconcellos.
“Benedetti sabe e nós também que a consigna ‘o Sul também existe’ significa que o Sul existe acima de tudo; quase ou às vezes significará, mesmo, que só o Sul existe, abarcando todas as coisas, querência sem medida, polo sem antípoda, magneto único do Cosmos de Torres García”, afirma Demétrio Xavier no texto de apresentação do álbum.
A escolha do título é uma homenagem ao programa criado e conduzido por Demétrio entre 2011 e 2018 na rádio FM Cultura de Porto Alegre (RS). Não apenas o nome faz essa referência: as canções são costuradas com trechos de poesia e a atmosfera do programa é, em alguma medida, recriada no álbum.
O projeto conta com as participações dos artistas gaúchos Marco Aurélio Vasconcellos, Daniel Wolff e Marcelo Delacroix e dos hispano-americanos Raúl Noriega, Laura Peralta e Golondrina Ruiz, da Argentina, e María Elena Mello, do Uruguai. A produção musical do álbum é de flautista e arranjador Pedrinho Figueiredo.
O álbum Cantos do Sul da Terra tem financiamento do Fumproarte (Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural) e foi gravado em Porto Alegre entre 2016 e 2018, com a produção executiva de Márcio Gobatto e coordenação da Imagina Conteúdo Criativo.

Lançamento:
O show do lançamento acontece no Theatro São Pedro, na quarta-feira, dia 26/09, a partir das 21hs. Estão confirmadas as presenças de todos os artistas participantes do álbum, vindos da Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul. O Theatro fica na Praça Mal. Deodoro, s/n. Ingressos na bilheteria do teatro a partir de 6 de setembro.

Onde encontrar o CD?Em Porto Alegre, na loja Seleção Natural (Venâncio Aires, 531 - F. 3026-7070) e na Livraria Bamboletras (Centro Comercial Nova Olaria - Rua Gal Lima e Silva, 776 - Loja 3) - F. 3221.8764. Ou pelo email: cantosdosuldaterra@gmail.com


Facebook: 
Projeto Cantos do Sul da Terra 
https://tinyurl.com/y9jzux5q

Nenhum comentário: