quinta-feira, 12 de março de 2009

5º Festival de Verão do RS de Cinema Internacional traz documentários sobre música

Algumas das mais recentes obras cinematográficas que tratam sobre música estão presentes no Festival de Verão, que começa hoje, em Porto Alegre, espalhado em vários cinemas da capital.
Vale conferir:
> Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Eu Dei (2008). Os diretores Claudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal narram a história de Wilson Simonal, ídolo popular nos anos 1960 que caiu no ostracismo por conta de um nebuloso caso policial que o fez ser acusado de colaborar com a ditadura militar. Primeira sessão: dia 16, às 21h30min, no Unibanco Arteplex.
> Contratempo (2008). Estreia na direção da atriz Malu Mader, em parceria com Mini Kerti. Mostra a trajetória de jovens participam do projeto social Villa-Lobinhos, voltado para o ensino de música clássica em comunidades carentes. Primeira sessão: dia 14, 15h30min, no Unibanco Arteplex.
> Mamonas, o Doc (2008). O diretor Cláudio Kahns relembra a meteórica e fugaz trajetória do grupo paulista Mamonas Assassinas, fenômeno pop marcado pela irreverência – que teve fim em 1996, com a tragédia que comoveu o Brasil. Primeira sessão: dia 15, 15h, no Cine Santander.
> Atabaques Nzinga (2006). Octávio Bezerra promove uma viagem pela história da cultura negra do Brasil, guiada por música e dança e ao som da percussão de diferentes ritmos. Primeira sessão: amanhã, 15h, no Cine Santander.
> Cantoras do Rádio (2008). O longa de Gil Baroni e Marcos Avellar tem foco na era de ouro do rádio brasileiro, nos anos 1930 e 1940. Cantoras veteranas relembram histórias e estrelas do passado, como Carmen Miranda, Aracy de Almeida, Dalva de Oliveira e Dolores Duran. Primeira sessão: hoje, às 21h, sessão gratita ao ar livre na Travessa dos Cataventos da CCMQ.
NO INTERIOR
> Fandango (2007). A produção gaúcha assinada por René Goya Filho acompanha Renato Borghetti em meio à produção do CD Fandango, gravado na fazenda do músico. Primeira sessão: dia 16, 19h30min, na Sala Ulysses Geremia (Caxias do Sul).

Nenhum comentário: