quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Clube do Choro comemora seus 20 Anos


O Clube do Choro de Porto Alegre está completando 20 Anos de atividades contínuas e ininterruptas !

Em homenagem ao belo trabalho de seus membros, que se mantém sem nenhum incentivo público regular, coloco aqui neste blog um texto de autoria do ex-presidente do Clube Runi Correa, falando sobre esta trajetória de amor e abnegação:

"Porto Alegre que abrigou uma das primeiras fábricas de discos do Brasil, onde foram gravadas músicas inesquecíveis, em que até argentinos vinham aqui gravar seus tangos. Porto Alegre de um dos maiores compositores do Brasil, Lupicínio Rodrigues. Porto Alegre de um dos maiores maestros do Brasil, Radamés Gnattali. Porto Alegre de grandes músicos, tanto de música clássica como popular. Porto Alegre da OSPA. Porto Alegre de vida noturna intensa e fervilhante, repleta de cantores e de instrumentistas. Porto Alegre de Elis Regina.
Essa Porto Alegre lindamente musical tinha uma falha, quase imperdoável: os amantes do choro não tinham um local para se reunir e cultuar o único ritmo genuinamente brasileiro, o choro, ou chorinho para os íntimos.
Em 1989, um grupo de pessoas maravilhosamente obstinadas e despojadas como Jaime Lubianka, Zeno Azevedo, Lucio do Cavaquinho, Jessé Silva, Paulo Barbosa, Ernani Kurtz, Barbosa, Cebolinha criaram, o Clube do Choro de Porto Alegre, sem objetivo financeiro ou da fama fácil. Apenas movidos pelo amor ao chorinho.
As reuniões de quintas-feiras conquistaram rapidamente pessoas de todas as categorias sociais e econômicas que, ao longo dos últimos vinte anos, encontraram um local para se reunir, se divertir e resistir a todos os modismos musicais.
O Clube do choro, como todos que amam a noite, vive de teimoso. Já teve várias sedes e hoje se hospeda no Ypiranga Futebol Clube, o Ypiranguinha, como carinhosamente é chamado. Sobrevive sem nenhum incentivo do poder público, apenas de seu público que, nesses 20 anos, tem fielmente “batido o ponto”. Já gravou dois CDs, tornou-se um patrimônio cultural da cidade, uma cidadela defensora do chorinho.
No Clube do Choro escutamos Pixinguinha, Waldyr Azevedo, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Zequinha de Abreu, Donga, Altamiro Carrilho, Severino Araújo e muitos outros chorões inesquecíveis. Sem falar nos gaúchos, como Túlio Piva, Jessé Silva, Chico Pedroso, Plauto Cruz, Lúcio de Cavaquinho, entre tantos outros...
Nesses 20 anos o Clube do Choro manteve aceso o amor pelo gênero musical e, em virtude disso, hoje encontramos diversos grupos de jovens talentos se dedicando ao choro e, inclusive, algumas oficinas espalhadas pela cidade.
Feliz aniversário para todos nós e, especialmente, para os pioneiros que, apesar das dificuldades, mantêm o entusiasmo dos primeiros dias ! "

Na foto, os bastidores da gravação do CD Clube do Choro - 15 Anos.

2 comentários:

proMB produções disse...

Nossa homenagem ao Samba.
http://www.youtube.com/watch?v=Fbhy_erNI7U

Anônimo disse...

Amiable dispatch and this mail helped me alot in my college assignement. Thanks you as your information.