segunda-feira, 26 de março de 2012

Entrega da Comenda Lobo da Costa 2012

Agora à noite, no dia do Aniversário de 240 Anos de Porto Alegre, em 26 de março de 2012, no auditório do Museu Júlio de Castilhos, Centro Histórico de Porto Alegre, ocorreu a entrega da Comenda Lobo da Costa - Edição 2012, oferecida pela Sociedade Partenon Literário.

Os homenageados foram selecionados pela sua atuação em prol da cultura e das artes no Rio Grande do Sul e entre eles esteve o produtor cultural Márcio Gobatto, ao lado de  Diego Petrarca (poeta e professor), Elroucian Motta (poeta), Bianca Obino (cantora), Lilia Manfroi (poeta e artista plástica), Jerônimo Jardim (cantor e compositor), Jose Renato Leão (diretor teatral), Vera Salbego (poeta e professora), Alcir Nicolau (escritor), Airton Pimentel (cantor), Aury Hilário (músico), Nestor Monastério (diretor teatral), Landro Oviedo (professor), Ademir Bacca (poeta) e Letícia Moller (escritora).

A Sociedade Partenon Literário é presidida pelo poeta, escritor e ativista cultural Benedito Saldanha.

Uma história muito triste


Assim é que vive Renato Rocha, ex-parceiro de Renato Russo, ex-baixista do Legião Urbana !

sexta-feira, 23 de março de 2012

Documentário Fez a barba e o choro será lançado em Porto Alegre

O lançamento do documentário "Fez a barba e o choro" acontece na próxima quarta-feira, dia 28 de março, às 19 horas, na Sala Redenção (Rua Eng. Luiz Englert, s/n., Campus Central da UFRGS), com Entrada Franca.

O filme mostra um grupo de choro surgido em uma barbearia da zona norte de Porto Alegre e foi gravado em 2010 no entorno da Barbearia Machado, tradicional ponto de encontro de chorinho no bairro Sarandi. Canções de Lupicínio Rodrigues (Se acaso você chegasse e Loucura), Chiquinha Gonzaga (Lua Branca) e composições do grupo podem ser escutadas ao longo dos depoimentos que misturam a nostalgia e a emoção de quarenta anos de música e amizade. Produção Besouro Filmes em parceria com o Bunker Studio. O financiamento é do Fumproarte de Porto Alegre. Após a sessão, debate com Tatiana Nequete (diretora do curta) e com o grupo de músicos.



Sinopse:
Numa barbearia de calçada em um bairro da zona norte de Porto Alegre encontram-se Seu Machado, Professor Menoti, Soninha, Cássio e os irmãos Camanga e Camanguinha. Em meio a cabelos, barbas e as histórias que acumularam durante os quarenta anos de amizade, todos os sábados à noite esse grupo reúne amigos e fecha a barbearia com uma agradável sessão de Chorinho. No documentário Fez a Barba e o Choro, acompanhamos a movimentação do salão até ele ir gradualmente se transformando em um clube de choro, acompanhamos também as histórias desse grupo de amigos, que transformou a rotina dos moradores locais, e seu sonho de levar o conjunto a outros cantos da cidade.

Equipe técnica:
Músicos: Professor Menoti Garcia, Jovelino Machado (Seu Machado), Cássio Luiz de Oliveira, Valdir Alves (Camanguinha), Valmir Alves (Camanga), Sônia Dutra
Direção: Tatiana Nequete
Argumento original: Daison Paz
Roteiro: Tatiana Nequete e Denise Marchi
Produção: Jéssica Luz
Direção de fotografia: Bruno Polidoro
Direção de arte: William Valduga
Montagem e finalização: Denise Marchi
Desenho de som: Augusto Stern e Fernando Efron
Design gráfico: Pedro Biz

quarta-feira, 21 de março de 2012

Márcio Gobatto será homenageado com a Comenda Lobo da Costa, oferecida pela Sociedade Partenon Literário

Na próxima segunda-feira, dia 26 de março de 2012às 19:00h, no auditório do Museu Júlio de Castilhos, na rua Duque de Caxias, 1205, Centro Histórico de Porto Alegre, será entregue a Comenda Lobo da Costa - Edição 2012, oferecida pela Sociedade Partenon Literário.

Entre os homenagados estará o produtor cultural Márcio Gobatto, ao lado de  Diego Petrarca (poeta e professor), Elroucian Motta (poeta), Bianca Obino (cantora), Lilia Manfroi (poeta e artista plástica), Jerônimo Jardim (cantor e compositor), Jose Renato Leão (diretor teatral), Vera Salbego (poeta e professora), Alcir Nicolau (escritor), Airton Pimentel (cantor), Aury Hilário (músico), Nestor Monastério (diretor teatral), Landro Oviedo (professor), Ademir Bacca (poeta) e Letícia Moller (escritora).

A Sociedade Partenon Literário é presidida pelo poeta, escritor e ativista cultural Benedito Saldanha.

domingo, 18 de março de 2012

Deborah Finocchiaro cai na estrada mais uma vez


SOBRE ANJOS & GRILOS - O Universo de Mario Quintana

FESTIVAL DA POESIA 
dias 18 e 20 de março de 2012, 21h 
Macapá/AP




POIS É, VIZINHA...





2º FESTIVAL SERGIPANO DE TEATRO 
dia 23 de março de 2012, 21h 
Teatro Tobias Barreto

dias 24, 25, 26 e 27 de março de 2012
Oficina - ESPONTANEIDADE E DESENHO NO ESPAÇO 
Aracaju/SE


POIS É, VIZINHA...
VII SEMANA DO TEATRO NO MARANHÃO
dia 01 de abril de 2012, 21h
Teatro Arthur de Azevedo - Rua Godofredo Viana, 132 - Centro - São Luís/MA


Para mais informações, acesse os sites: 

sábado, 17 de março de 2012

Documentário sobre Raul Seixas nos cinemas em 23 de março

O Início, o fim e o meio é o nome do documentário sobre a trajetória de Raul Seixas, o Maluco Beleza que deixou uma legião de fãs órfãos com a sua partida precoce há mais de 20 anos. Ele viveu entre nós por volta de 44 anos, o suficiente para deixar registrada uma obra riquíssima e emblemática, com uma sonoridade ímpar que unia o rock'n'roll ao baião (em Mosca na Sopa), algumas com a marca do romantismo (A Maçã), outras com a irreverência do rock tupiniquim (Roll Over Beethoven). Sem papas na língua e com letras místicas, em sua obra ele falava de amor e morte, discos voadores, esoterismo, astrologia e muitas outras viagens. Seu principal parceiro foi o mago Paulo Coelho e o grande barato é que ele ainda hoje é um dos artistas que mais vendem discos na Brasil. Toca Raul !

O filme entra em cartaz no dia 23 de março e pode-se ver um trailer neste endereço:

E a internet nos oferece outras pérolas, como esse vídeo com duas horas de duração, com os grandes sucessos de Raul Seixas:





E neste outro vídeo, um show antológico de Raulzito na Praia do Gonzaga, no ano de 1982, pra uma platéia enlouquecida de 200 mil pessoas !

terça-feira, 13 de março de 2012

Lançamento do CD Periferia Dá Samba, do compositor Jorge Macedo

O CD Periferia Dá Samba, do compositor Jorge Macedo, será lançado na terça-feira, dia 20 de março, às 20 horas, no Teatro Renascença (Av. Érico Veríssimo 307 - Porto Alegre) com entrada franca. A direção musical é de Luis Henrique Brochado (New), produção executiva de Márcio Gobatto e o financiamento do Fumproarte - fundo mantido pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.



No palco, a banda-base que acompanhará Jorge Macedo é formada por New no piano; Andréia Cavalheiro e Careca da Silva nos vocais; Maurício Marques no violão de oito cordas; Luis Arnaldo no cavaquinho; Cesar Moraes no baixo; Giovani Berti na percussão; Ronie Martinez na bateria e Luizinho Santos nos sopros. Participações especiais de Wilson Ney e Isabella Fogaça (voz) e Vovô (cavaco).

quinta-feira, 1 de março de 2012

Saiu a lista dos indicados para o Troféu Açorianos 2012

Foi divulgada hoje a listagem preliminar com os indicados do Troféu Açorianos de Melhor Disco lançado no ano passado, cuja Cerimônia de Premiação deve ocorrer no dia 09 de maio. A categoria está dividida em 5 gêneros musicais: regional, pop, mpb, instrumental e erudito. A Secretaria de Cultura de Porto Alegre informou, ainda, os músicos que receberão menção especial e os homegeados na edição deste ano. As indicações para as demais categorias serão divulgadas em abril. 



A Odara Produções, através do produtor executivo Márcio Gobatto, destacou-se com sete indicações: na Categoria Melhor Disco de MPB, está concorrendo com os CDs Amador, de Mário Falcão e Pampa Esquema Novo, de Richard Serraria. Além disso, Mário Falcão e Richard Serraria foram indicados como Melhor Compositor MPB; Mário Falcão foi indicado também como Melhor Intérprete MPB; Mimo Ferreira como Melhor Instrumentista MPB (pelo CD Pampa Esquema Novo) e Adolfo Almeida Jr. como Melhor Instrumentista na Categoria Música Instrumental (pelo CD Música para Ouvir Sentado, de Arthur de Faria & Seu Conjunto).