sexta-feira, 23 de março de 2012

Documentário Fez a barba e o choro será lançado em Porto Alegre

O lançamento do documentário "Fez a barba e o choro" acontece na próxima quarta-feira, dia 28 de março, às 19 horas, na Sala Redenção (Rua Eng. Luiz Englert, s/n., Campus Central da UFRGS), com Entrada Franca.

O filme mostra um grupo de choro surgido em uma barbearia da zona norte de Porto Alegre e foi gravado em 2010 no entorno da Barbearia Machado, tradicional ponto de encontro de chorinho no bairro Sarandi. Canções de Lupicínio Rodrigues (Se acaso você chegasse e Loucura), Chiquinha Gonzaga (Lua Branca) e composições do grupo podem ser escutadas ao longo dos depoimentos que misturam a nostalgia e a emoção de quarenta anos de música e amizade. Produção Besouro Filmes em parceria com o Bunker Studio. O financiamento é do Fumproarte de Porto Alegre. Após a sessão, debate com Tatiana Nequete (diretora do curta) e com o grupo de músicos.



Sinopse:
Numa barbearia de calçada em um bairro da zona norte de Porto Alegre encontram-se Seu Machado, Professor Menoti, Soninha, Cássio e os irmãos Camanga e Camanguinha. Em meio a cabelos, barbas e as histórias que acumularam durante os quarenta anos de amizade, todos os sábados à noite esse grupo reúne amigos e fecha a barbearia com uma agradável sessão de Chorinho. No documentário Fez a Barba e o Choro, acompanhamos a movimentação do salão até ele ir gradualmente se transformando em um clube de choro, acompanhamos também as histórias desse grupo de amigos, que transformou a rotina dos moradores locais, e seu sonho de levar o conjunto a outros cantos da cidade.

Equipe técnica:
Músicos: Professor Menoti Garcia, Jovelino Machado (Seu Machado), Cássio Luiz de Oliveira, Valdir Alves (Camanguinha), Valmir Alves (Camanga), Sônia Dutra
Direção: Tatiana Nequete
Argumento original: Daison Paz
Roteiro: Tatiana Nequete e Denise Marchi
Produção: Jéssica Luz
Direção de fotografia: Bruno Polidoro
Direção de arte: William Valduga
Montagem e finalização: Denise Marchi
Desenho de som: Augusto Stern e Fernando Efron
Design gráfico: Pedro Biz

Nenhum comentário: