quarta-feira, 15 de outubro de 2008

PRABATICUM ESPLATIFUM BRASIMBOLÁ !


Vimos do livro de sonhos imaginários. Tentando descobrir a tradução da fábula e do Universo. O caminho da imaginação dos homens. Os dragões e as visões que surgem em distintas latitudes e idades. Ativando a sensibilidade das almas humanas. Desfraldando a bandeira da liberdade universal. Da criatividade que eleva os sentidos de gratidão à plenitude da Vida e do Amor ao próximo. Ao cimo dos preceitos e, acima dos preconceitos: Nossa missão existencial.

Entramos por um labirinto borgeano onde nunca haverá uma porta. Nosso destino de ferro pressupõe a arte de fundir a fera. Amansando o espírito. Contemplando o touro de Guernica. Tropicaleando o som de nossa música. Abrindo o portal dos corações, com esta frase aparentemente nonsense que diz: Prabaticum Esplatifum Brasimbolá! E que é um mantra de livre inspiração semiológica e transcendentalismo. Capaz de fazer crer na existência de um lugar elevado, onde seja possível ser saudável, politizado, economicamente resolvido e culturalmente evoluído.

Nosso repertório estende-se por um mosaico de canções que à primeira vista sobressai-se por seu ecletismo e variação estética. Utilizando um amálgama de músicas de diferentes lugares do planeta, que unidos às raízes da MPB, nossa guia maior, eleva-se espiritualmente num rito de consagração e louvor à primazia artística. O qual tem por objetivo central fazer perceber sua beleza multifacetada, e cujo resultado é uma obra de arte alternativa, por onde desfilam alguns dos maiores nomes da música popular do sul do Brasil e Inglaterra.

Classificá-lo como imperdível é algo que deveria caber a todos aqueles que acreditam que o Rio Grande do Sul está prestes a eclodir como celeiro definitivo de boas obras. Mas se vale a nossa opinião pessoal, extremamente supra suspeita, poderíamos dizer que este é um disco/espetáculo que, na nossa modesta certeza, vai deixar marcas muito relevantes.

As composições são todas de New e Luís Mauro Vianna.

Dia 11/11/08

Teatro Renascença

Av. Érico Veríssimo, 307 - Centro Municipal de Cultura

Financiamento: Fumproarte - Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Nenhum comentário: