sábado, 29 de agosto de 2009
Lenine no Unimúsica: imperdível !
No próximo dia 03 de setembro, quinta-feira, às 19h, o cantor e compositor Lenine apresenta em Porto Alegre um show de voz e violão especialmente criado para o Projeto Unimúsica.
Lenine aproveita a liberdade do espetáculo solo para apresentar algumas de suas canções na forma em que foram concebidas, apenas voz e violão. O repertório deve abranger composições de álbuns antigos, como Olho de peixe (1992), até seu mais recente projeto, o elogiado Labiata (2008).
O compositor pernambucano foi revelado em 1983 com o disco Baque solto, em parceria com Lula Queiroga, e hoje é um dos maiores nomes da música brasileira. O segundo disco, Olho de peixe, veio dez anos depois, dessa vez em parceria com o percussionista Marcos Suzano. A partir daí, seu nome foi inscrito entre os renovadores da canção, registrada com roupagem mais pop, mistura de ritmos eletrônicos, influências nordestinas e samba, em seu primeiro disco solo, O dia em que faremos contato (1997). Premiado com o Grammy Latino por Falange canibal (2002) e Acústico MTV (2006), Lenine também assina a produção de CDs de artistas como Maria Rita, Chico César e Pedro Luis e a Parede. Em 2007, criou a trilha do espetáculo Breu, do Grupo Corpo.
A série cancionistas, música de hoje pretende trazer para o público a produção de alguns jovens músicos que têm reinventado a tradição cancionista no país. O Projeto Unimúsica, um dos mais tradicionais e representativos projetos musicais do Estado, acontece sempre na primeira quinta-feira do mês.
As senhas para entrada no espetáculo deverão ser retiradas a partir da segunda-feira, dia 31 de agosto, na bilheteria do Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 - Campus Central), das 9h às 18h, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, ou através do site www.difusaocultural.ufrgs.br/agendamento.
O Projeto Unimúsica é uma promoção da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS – Departamento de Difusão Cultural.
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Recital “O Choro do Rio Grande do Sul” em São Paulo !
Na próxima Sexta Feira, 28 de Agosto, às 20:00h, na Livraria Cultura do Shopping Bourbon Pompéia (Rua Turiassú n.º 2100 – Perdizes - São Paulo), teremos a apresentação do recital “O Choro do Rio Grande do Sul”, com o Conjunto Retratos, integrado pelo nosso amigo Alex Mendes, grande bandolinista.
Será um recital em homenagem aos compositores gaúchos. No repertório, músicas de Plauto Cruz, Rubens Leal Brito, Radamés Gnattali, Dante Santoro, Jessé Silva, entre outros.
A apresentação se repete no domingo, dia 06/09, às 11 horas, no Centro Cultural Jabaquara (Rua Arsênio Tavolieri,45 / Metrô Jabaquara - SP)
Mais informações no sítio do grupo: www.conjuntoretratos.com.br
terça-feira, 25 de agosto de 2009
Espia Só: Documentário sobre Octávio Dutra
Quem nos dá a dica é o Rafael Ferrari, grande bandolinista, sobre a produção deste documentário sobre a vasta obra de Octávio Dutra, dirigido pelo não menos competente Saturnino Rocha.
E a turma que participa do filme é formada simplesmente por nomes como Yamandu Costa, Arthur de Faria, Hique Gomes, Daniel Wolff, Maurício Marques, Angelo Primon, Rogério Piva, Rafael Ferrari, Augusto Maurer e Giovani Berti, entre tantos outros...
Segue o link do Blog do Rafael Ferrari http://rafaelferrarimus.blogspot.com/2009/08/espia-so-documentario-sobre-octavio.html, onde tem um texto e um trecho do documentário, onde podemos conhecer um pouco mais da obra de Octávio Dutra, maestro, bandolinista, violonista, compositor, professor, arranjador, teatrólogo, o primeiro nome da música gaúcha a ter destaque no Brasil, que comandou o grupo Terror dos Facões um dos melhores regionais do Brasil de todos os tempos.
Na imagem, a capa do CD Espia Só, contendo 16 composições de Octávio Dutra, lançado pelo Duo Retrato Brasileiro, em 2003.
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
ALVARO LIMA TRIO NA CIA. DE ARTE
O cantor e compositor Álvaro Lima volta aos palcos de Porto Alegre no dia 28 de agosto, às 20hs.30min., no Teatro da Cia. de Arte (Andradas 1780). Após algum tempo afastado da cena musical gaúcha, Álvaro Lima (guitarra e voz) apresenta sua nova formação de trio, acompanhado de Ricardo Isquierdo (baixo) e Cris Leipnitz (bateria).
Álvaro Lima é baixista por formação e traz em sua bagagem um currículo respeitável, tendo passado por várias bandas da zona norte de Porto Alegre (roqueira por excelência), ao lado de uma experiência de mais de cinco anos morando no Rio de Janeiro, onde acompanhou diversos músicos e bebeu na fonte dos melhores nomes do pop-rock nacional. Tem dois CDs lançados, “Os Dois Lados da Moeda” (1996) e o mais recente, “Olhares”, lançado em 2001, que retrata com maestria duas realidades distintas, a do Rio de Janeiro, e a de Porto Alegre, sua cidade natal.
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Show de Gelson Oliveira foi um sucesso !
Vote NÃO às construções na Orla do Guaíba no próximo domingo
Não poderia deixar de me posicionar: no domingo, dia 23, gostaria de convocar a todos que amam a natureza e são contrários ao capitalismo dominar as nossas escolhas, para votar NÃO ao projeto de construção de prédios na orla do Guaíba.
No domingo, VOTE NÃO ao poder econômico e NÃO ao cinza do concreto destruindo o nosso verde !
Faço minhas as palavras do Veríssimo:
"Vamos defender a orla para todos e dizer não à privatização da paisagem." - Luis Fernando Veríssimo
Assista também o vídeo produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre a favor do Não! (http://www.youtube.com/watch?v=6ES79OfSKsw)
terça-feira, 18 de agosto de 2009
20 Anos sem Raulzito
Esse mês de agosto parece ser repleto de datas significativas na área musical. O próximo dia 21 de agosto marca os 20 Anos que Raul Seixas nos deixou.
E ele continua cada vez mais vivo na memória de sua legião de fãs, que admiravam o seu trabalho revolucionário.
Entre seus clássicos, temos várias músicas que povoaram o nosso imaginário alternativo: Gita, Sociedade Alternativa, Maluco Beleza, Ouro de Tolo, Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás, Trem das Sete, Como Vovó Já Dizia, Plunct Plact Zum, Canceriano Sem Lar...
Recomendo também a leitura de dois livros psicografados por Nelson Moraes: Um Roqueiro no Além e Há Dez Mil Anos Atrás.
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Gelson Oliveira lança o cd Tridimensional
O cd Tridimensional do compositor Gelson Oliveira será lançado na próxima terça, dia 18 de agosto, às 20h30, no Teatro de Câmara Túlio Piva, com entrada franca.
Depois de algum tempo envolvido com projetos musicais coletivos a exemplo do Juntos – com os parceiros Nelson Coelho de Castro, Antônio Villeroy e Bebeto Alves –, Gelson também trabalhou como diretor musical do novo cd da cantora gaúcha Zilah Machado, que será lançado este ano. Completando 30 anos de carreira, Gelson lança um novo álbum solo, com 10 canções intitulado Tridimensional, com financiamento do Fumproarte e distribuição nacional do selo Pic Music, do colega gaúcho Antônio Villeroy – vinculado à Microservice.
No palco, Gelson estará acompanhado de um time de grandes instrumentistas:
Edinho Espíndola: Bateria e percussão; Lucas Esvael: Baixo; Vagner Cunha: Violino; Giovani Berti e Tuti Sagüi: Percussão; Pedro Figueiredo: Sax e flauta; Paulinho Fagundes: Guitarra e Violão; Marquinhos Fê: Bateria; Michel Dorfman e Mateus Kleber: teclados.
Lourdes Rodrigues comemora aniversário no Clube do Choro
A "Dama da Canção" está de aniversário: são 70 Anos de Vida e 55 de carreira !
E para comemorar em grande estilo, Lourdes Rodrigues vai se apresentar ao lado do Clube do Choro de Porto Alegre, na próxima quinta, dia 20 de agosto, no Ypiranga F.C. (av. Princesa Isabel 795), a partir das 21 horas.
Na "Noite de Quinta", promovida pelo Clube do Choro, teremos a oportunidade de ouvir grandes sucessos do samba-canção, interpretados por Lourdes Rodrigues, acompanhada dos músicos do Regional do Clube: Arthur Sampaio no violão, Ênio Casanova no cavaquinho e bandolim, Cebolinha no cavaquinho, André Rocha no pandeiro, Runi Correa no surdo e Paulo Platt na caixeta. E, é claro, não poderão faltar as interpreteações das músicas de Lupicínio Rodrigues, que são a marca registrada da nossa dama da canção.
E em novembro, teremos a grande festa de Aniversário de 20 Anos do Clube do Choro de Porto Alegre. Aguardem maiores informações !
Na imagem, a capa do disco de Lourdes Rodrigues, Dona Divergência.
sábado, 15 de agosto de 2009
40 Anos sem Jacob do Bandolim
No dia 13 de agosto de 1969, o grande mestre Jacob do Bandolim nos deixava.
A lembrança veio ao escutar o programa Chorinho Brasil, do meu amigo João Tomás do Amaral, pela internet, no www.radioboanova.com.br.
A referência aqui entra justamente para contrapor à notícia sobre Woodstock, para quem me conhece não estranhar a exaltação de um evento que tanto mal faria à música brasileira, em função do poder de fogo e dos tentáculos da indústria fonográfica estrangeira. Fiz menção ao festival de Woodstock simplesmente pelo que ele representou em termos de influências no comportamento das gerações, principalmente a anterior a minha e a minha própria geração.
40 Anos do Festival de Woodstock
Nesse final de semana comemoram-se os 40 Anos de realização do Festival de Woodstock, de 15 a 17 de agosto de 1969, nos Estados Unidos.
Não havia nascido ainda, mas não podia deixar de comentar. Os reflexos do desbunde do festival iriam ecoar por anos e anos a fio. Quase 500 mil pessoas reunidas num clima de paz e amor, sexo, drogas e rock'n'roll que se tornariam símbolo da geração hyppie pelos anos seguintes.
E o mais importante foram os grandes músicos que se apresentaram nos palcos americanos. Janis Joplin, Jimmy Hendrix, The Who, Santana, Creedence, Jefferson Airplane, Joan Baes, Grateful Dead, Joe Cocker, Crosby, Still, Nash & Young estavam entre as mais de 30 atrações que desfilaram pelos palcos nos 3 dias de shows.
Vale conferir o evento que influenciou gerações em vários lançamentos disponíveis neste aniversário quarentão: no cinema, tem o filme do Ang Lee; em CDs, tem uma coletanea de 3 discos com o principal do festival; além de livros de gente que conferiu ao vivo o festival, como o de Pete Fornatale. Tem ainda o filme 'Woodstock - 3 Dias de Paz, Amor e Música', lançado em 1971, que ganhou o Oscar de melhor documentário e também está sendo relançado.
Por aqui, vale a pena conferir a coluna de Juarez Fonseca, no Abc Domingo de 16/08/09, que faz um paralelo entre Woodstock e a geração de músicos que revolucionaram a MPB, como Chico, Caetano, Gil, Milton, Elis, entre outros, a quem eu, humildemente, acrescento um nome que não pode faltar em nenhuma lista de influências da música brasileira na segunda metade do século passado: Raul Seixas !
Na foto, Janis Joplin.
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Serenata, um choro de Maurício Marques
Aqui temos a gravação do show de lançamento do CD Milongaço, com o choro Serenata, com Maurício Marques no violão de oito cordas, Felipe Alvares no baixo, Marco Michelon na percussão e Luciano Maia no acordeon.
Acompanhe:
Acompanhe:
De mansinho, com Maurício Marques
Mais uma opção do show de Maurício Marques, acompanhado Luciano Maia, Felipe Alvares e Marco Michelon.
Candonga, mais uma de Maurício Marques
Acompanhe mais uma música do show de lançamento do CD Milongaço, com Maurício Marques, Luciano Maia e Celau Moreyra:
domingo, 2 de agosto de 2009
Valsa Chuvosa: mais uma música de Maurício Marques na rede
A gravação foi feita no Theatro São Pedro, em 30 de junho e apresenta Maurício Marques no violão de oito cordas, com a participação especial de Celau Moreyra no violoncelo e Augusto Maurer no clarinete.
O endereço:
O endereço:
Assinar:
Postagens (Atom)