segunda-feira, 28 de maio de 2012

Documentário sobre Plauto Cruz

Mais uma bela homenagem prestada a um dos grandes músicos que temos o privilégio de ter entre nós. Assim como a Coordenação de Música da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre já havia homenageado o flautista Plauto Cruz com uma Menção Especial do Troféu Açorianos 2012, a mais importante distinção da música gaúcha, agora são os alunos do Curso de Jornalismo da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo / RS) que fazem este documentário trazendo um pouquinho da carreira deste músico maravilhoso e sua inseparável flauta, em mais de 70 anos de serviços prestados à boa música popular brasileira.



São 11"33' em que podemos apreciar uma entrevista com Plauto, trechos de músicas interpretadas por ele, além de vários depoimentos de amigos e parceiros musicais, como Darcy Alves, Chico Pedroso, Clube do Choro de Porto Alegre, Glênio Reis, entre outros.

Uma bela iniciativa dos alunos de Projeto em Telejornalismo da Unisinos: Andressa Boll, Eduardo Herrmann, Eduardo Pedroso, Felipe Nabinger, Giórgia Bazotti, Juliane Pimentel, Luana Guimarães, Simone Reis e Taís Seibt.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Choro na Champions League


O Clube do Choro de Porto Alegre foi convidado pelo canal ESPN a gravar o Hino Oficial da Champions League em forma de choro.

Participaram Elias Barboza no bandolim solo, Ênio Casanova no bandolim centro, Cebolinha no cavaquinho, Luiz Palmeira no violão de sete cordas, Arthur Sampaio no violão de seis cordas, Runi Correa no surdo e André Rocha no pandeiro.

Ao longo da semana passada, o Programa Pontapé Inicial da emissora de TV a cabo ESPN apresentou uma série na qual o hino da Champions League foi tocado em diferentes ritmos musicais. O desafio de 'abrasileirar' a música da competição de clubes mais importante da Europa aconteceu na semana que antecedeu a grande final, entre Bayern de Munique e Chelsea, realizada em 19 de maio.

A série começou na terça-feira, com o encontro entre a orquestra de violeiros Terra da Uva, de Jundiaí, e a Cia Canto Vivo. Na quarta, foi a vez do AfroReggae tocar e, na quinta, do grupo Orquestra de Sanfoneiros de Caruaru. Na última sexta, o Clube de Choro de Porto Alegre interpretou a canção.

Assista o resultado:

sábado, 19 de maio de 2012

Cerimônia do Adeus é a novidade dos palcos gaúchos em junho

Montagem teatral do grupo LPC Transformação aponta contradições entre o humano e o divino e une a narrativa clássica a conceitos de vanguarda, incluindo a técnica de malabares.


 Repressão familiar, religião, sexualidade, traições e a compaixão da protagonista em estado terminal, pela sua vida. Um melodrama que acentua a contradição entre o humano e o divino está na índole da personagem principal da peça Cerimônia do Adeus, dirigida por Túlio Quevedo, que estréia dia 5 de junho, no teatro Bruno Kiefer, 6°andar da Casa de Cultura Mário Quintana. A montagem do grupo Laboratório de Pesquisa Cênica – Transformação (LPC Transformação) terá apresentações também nos dias 06, 07. 12, 13 e 14 de junho.

O espetáculo foca seu enredo em um rito de passagem, baseada no período da Idade Média e ambientado em uma capela estilizada. A protagonista constrói em seu imaginário uma forma de resolver seus conflitos emocionais, dramatizando um diálogo com as personagens que marcaram sua trajetória em vida e que tanta alegria e tristeza lhe deram. A contradição entre o humano e o
divino contida na índole da personagem não abstrai sua natureza mundana – sustentadas pela ironia, o ceticismo e até seu cinismo para abordar as emoções humanas.

Para narrar o texto, o diretor une a narrativa à técnica de malabares, possibilitando uma encenação que, embora minimalista, é não linear e rica em sentimentos. As cenas são costuradas pela trilha sonora, executada ao vivo por dois anjos que decoram a capela onde se desenrola o drama.

Cerimônia do Adeus é o último texto escrito pelo dramaturgo gaúcho Hércules Grecco (1940-2007). Ele faleceu dois meses após a conclusão da obra e o início da preparação para sua montagem. “Desde então, estamos trabalhando para montar este espetáculo”, diz o diretor Túlio Quevedo. Grecco, que também foi letrista de músicas e vencedor de vários festivais gaúchos, é autor de Jacobina, Uma Balada Para o Cristo Mulher, Os Crimes da Rua do Arvoredo e Maria Degolada, todas premiadas adaptadas para o teatro pelo diretor Camilo de Lélis.

Cerimônia do Adeus sustenta-se em princípios fundamentais do teatro clássico e em elementos da vanguarda: quem somos? de onde viemos? para onde vamos?. “De Sófocles a Brecht, de Shakespeare a Nelson Rodrigues, todos se aproximam em forma e conteúdo a estas eternas e permanentes questões humanas”, explica o diretor. “É dentro deste conceito que nosso grupo vêm trabalhando há 15 anos, bebendo nas fontes e realizando um ‘mix’ de teatro clássico, Comédia Dell Arte, Living Theatre, Teatro Oficina, Teatro do Oprimido, Oi Nóis Aqui Traveiz, Teatro da Crueldade e outros”.

Nesta trajetória, o grupo LPC Transformação lançou mão de todos os recursos e linguagens e gêneros teatrais: as lições de Stanislavski; a radicalidade carnal de Artaud; a tradição de Grotowski; o anarquismo de Julian Beck; o anarcotropicalismo de Zé Celso; as buscas de Antunes Filho; as soluções de Augusto Boal... “Nosso teatro é comprometido com a arte, sem submissão às questões do mercado, acreditamos na transformação da sociedade e do indivíduo a partir das ferramentas do teatro e do atuador”, explica Túlio.

domingo, 6 de maio de 2012

Glória Iriart lança o CD Paixão

              O Show de lançamento do CD "Paixão", da cantora Gloria Iriart, acontece no dia 09 de maio, às 19 horas, no Teatro Bruno Kiefer (6°andar da Casa de Cultura Mario Quintana). Glória estará acompanhada de Everson Vargas no baixo, New nos teclados e programações e Ricardo Arenhaldt na bateria. Ingressos no local a R$ 20,00.

               Este trabalho contou com a participação de grandes nomes do cenário musical de Porto Alegre como Nico Nicolaiewsky, Ricardo Arenhaldt, Everson Vargas e New. O disco foi  gravado no estúdio Fly Áudio, entre janeiro a março de 2012 e traz composições de autores de renome como Luiz Coronel, Sergio Napp, Necka Ayala, Luiz Mauro Vianna e do próprio Nico Nicolaiewsky.

              Mais informações sobre o trabalho de Glória você encontra neste endereço: http://www.myspace.com/gloriairiart