quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Clube do Choro de Porto Alegre comemora seus 23 Anos


Em 22 de novembro de 1989, um grupo de pessoas maravilhosamente obstinadas e despojadas como Jaime Lubianka, Zeno Azevedo, Lucio do Cavaquinho, Jessé Silva, Paulo Barbosa, Ernani Kurtz, Túlio Piva, Barbosa, Cebolinha criaram, o Clube do Choro de Porto Alegre, sem objetivo financeiro ou da fama fácil. Apenas movidos pelo amor ao chorinho.

As reuniões de quintas-feiras conquistaram rapidamente pessoas de todas as categorias sociais e econômicas que, ao longo dos últimos anos, encontraram um local para se reunir, se divertir e resistir a todos os modismos musicais.

O Clube do Choro, como todos que amam a noite, vive de teimoso. Já teve várias sedes e hoje se hospeda no Ypiranga Futebol Clube, o Ypiranguinha, como carinhosamente é chamado. Sobrevive sem nenhum incentivo do poder público, apenas de seu público que, nesses mais de 20 anos, tem fielmente “batido o ponto”. Já gravou dois CDs, tornou-se um patrimônio cultural da cidade, uma cidadela defensora do chorinho.

No Clube do Choro escutamos Pixinguinha, Waldyr Azevedo, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Zequinha de Abreu, Donga, Altamiro Carrilho, Severino Araújo e muitos outros chorões inesquecíveis. Sem falar nos gaúchos, como Túlio Piva, Jessé Silva, Chico Pedroso, Plauto Cruz, Lúcio de Cavaquinho, entre tantos outros...

Nesses 23 anos o Clube do Choro manteve aceso o amor pelo gênero musical e, em virtude disso, hoje encontramos diversos grupos de jovens talentos se dedicando ao choro e, inclusive, algumas oficinas espalhadas pela cidade.

Feliz aniversário para todos nós e, especialmente, para os pioneiros que, apesar das dificuldades, mantêm o entusiasmo dos primeiros dias !

*por Runi Correa - ex-presidente do Clube

Serviço:
Aniversário do Clube do Choro
Apresentação do Regional do Clube do Choro de Porto Alegre, com a participação de Luiz Palmeira no violão de sete cordas, Arthur Sampaio no violão de seis cordas, Luiz Bastos Cebolinha no cavaquinho, Guaraci Gomes no bandolim, Valtinho no pandeiro, Bibinho no surdo, Myriam Sampaio e Zé Carlos nos vocais.
Quinta-feira - 22 de novembro - 21 horas
Ypiranga F.C. (Princesa Isabel 795)
Ingresso - R$ 10,00

Nenhum comentário: