quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Espia Só, filme sobre a vida de Octávio Dutra estréia nos cinemas


O longa-metragem Espia Só, com direção de Saturnino Rocha e produção de Carlos Peralta, tem estreia nacional na sexta, dia 09/11 e mostrará a vida do maestro Octávio Dutra, um dos precursores do gênero musical chorinho. No elenco, Áurea Baptista, Arthur de Faria, Hique Gomez, Marcio de Souza, Daniel Wolff, Rogério Piva, Rafael Ferrari, Pedro Franco, Augusto Maurer, Adolfo Almeida Jr, Plauto Cruz, Hardy Vedana, e participação especial de Yamandú Costa.

O documentário musical Espia Só narra a trajetória e apresenta o conjunto da obra musical do maestro Octávio Dutra, que viveu em Porto Alegre no início do século XX. "O filme traz um resgate cultural e musical da obra de Octávio. Até a década de 30 ele dominava o mercado. Pixinguinha, um dos músicos mais importantes da fase inicial da MPB comprou oito músicas de sua autoria. Queremos apresentar ao público essa geração da música que marcou época", explica o produtor do filme, Carlos Peralta.

Octávio Dutra foi um agitador cultural, compositor, teatrólogo, ensaiador e diretor de pequenas orquestras formadas por estudantes, conhecidas como "estudantinas" e foi diretor musical da Rádio Gaúcha de 1927 a 1934. Marqueteiro autodidata, fazia reclames publicitários musicais, que hoje conhecemos como "jingles". Compôs perto de 500 músicas e criou o conjunto musical mais conhecido do início do século XX, "O Terror dos Facões". Também influenciou e formou uma geração de músicos em todo o Brasil, como Dante Santoro e Raul Lima.

Um dos momentos mais significativos da história de Octávio Dutra foi quando, em 1927, Pixinguinha fez questão de visitá-lo para conhecer sua obra. Ouviu, gostou e adquiriu sete músicas do maestro. Além disso, foi protagonista de uma ousadia para a época: apresentar, em pleno Theatro São Pedro, uma adaptação sua do Guarany de Carlos Gomes para orquestra de violões, bandolins e cavaquinhos.

O longa Espia Só é uma iniciativa da Guarujá Produções, responsável pela produção de "Tango, uma Paixão" de 2008. Filmado em Porto Alegre em 2009 tem estreia nacional será simultânea nas cidades de Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Salvador, Recife, Belo Horizonte e Brasília.

Assista ao trailer do filme:

Nenhum comentário: